Se você é responsável por um gato, sabe que quando eles rosnam, algo está errado. Semelhante ao rosnado dos cães, o som é usado pelos felinos para evitar conflitos, demonstrar que não querem aproximação ou que se sentem ameaçados.
O rosnado do gato, na maioria das vezes, é uma forma de comunicação que expressa desconforto, medo, irritação, ou também pode ser como um aviso para que algo ou alguém se afaste.
Geralmente, o barulho é acompanhado de uma linguagem corporal específica, como orelhas para trás, postura encolhida, pupilas dilatadas e dentes à mostra.
A seguir, a gente te explica tudo sobre o rosnado de gato e como identificar os sinais que seu felino dá.
Por que os gatos rosnam?
Se o seu gatinho começou a rosnar, esse é um sinal claro de que ele está insatisfeito com algo.
Geralmente, o rosnado pode ser associado a alguma mudança significativa na rotina e é um aviso claro para não se aproximar, pelo menos até ele se acalmar e entender melhor o que está acontecendo.
O rosnado do gato nada mais é do que uma comunicação vocal, que é o jeito do felino de impor limites e demonstrar sua insatisfação.
Diferentemente do ronronar (que é aquele ruído que o gato faz quando está contente), o rosnado vem acompanhado de sinais claros de tensão, como orelhas para trás, corpo encolhido e alguns pelos arrepiados.
Dentre as causas para o rosnado, as mais comuns são:
Medo e sensação de ameaça
Algumas mudanças na rotina podem causar um leve desconforto para os felinos.
Situações novas, ruídos muito altos e visitas inesperadas podem ser sinais de que o bichinho está insatisfeito.
Nesses casos, o gato rosnando está dizendo que se sente vulnerável e precisa de espaço.
Dor ou desconforto físico
A linguagem corporal do gato diz muito sobre como ele está se sentindo.
Quando há dor, lesões ou doenças que ainda não foram identificadas, o gato pode rosnar do nada refletindo seu desconforto físico. O rosnado neste contexto é um aviso para o tutor ficar longe da área machucada.
Problemas articulares, infecções ou incômodos na arcada dentária podem gerar um comportamento mais agressivo do felino. Se o rosnado do gato for frequente, é importante marcar uma consulta com um veterinário.
Territorialismo
A postura de ataque em gatos é um sinal de territorialismo.
Os felinos são acostumados a proteger o seu território e eles podem rosnar para defender seus brinquedos, alimentos ou até mesmo o próprio tutor.
Essas situações são comuns principalmente em casas com mais de 1 gato ou outros animais de estimação.
Proteção ou instinto materno
O comportamento defensivo em felinos se dá principalmente em gatas que acabaram de ter seus filhotes.
Elas podem rosnar para proteger a ninhada, mesmo contra pessoas de confiança ou que ela já está acostumada.
Em tais circunstâncias, essa é uma atitude isolada e natural, que tende a passar com o tempo.
Gato rosnando para o dono: o que pode estar acontecendo?

Mas e nos casos em que o gatinho começa a rosnar “do nada” para o tutor?
Essa situação, a princípio, pode causar estranhamento, mas na maioria das vezes o rosnado pode ter causas simples e que não precisam de alerta, como:
Mudanças na rotina ou no ambiente
Quis fazer uma reforma na casa e trocou o sofá de lugar? Esse pode ser um motivo para o rosnado repentino do gato.
Isso porque os felinos são extremamente sensíveis às mudanças e até mesmo uma troca de mobília, outro pet ou cheiros diferentes podem gerar insegurança, fazendo o pet rosnar para o tutor.
O olfato e a audição são muito fortes e, por isso, às vezes ele pode rosnar por perceber algo que o tutor não nota.
Aproximação no momento errado
Assim como nós, os gatinhos também podem ficar impacientes e irritados sem motivo aparente. Tentar fazer carinho quando o gato está dormindo, irritado ou assustado pode gerar uma reação de defesa no pet. Ele rosna para te avisar que não quer aproximação naquele momento.
Estresse acumulado
Os felinos precisam de interação e enriquecimento de ambiente para evitar o estresse acumulado. Barulho constante, solidão, ausência de estímulos no dia a dia e brigas entre outros pets podem deixar o gato grunhindo ou rosnando como válvula de escape.
Quando o rosnado do gato vira um sinal de alerta?
Você precisa se preocupar e ficar em alerta quando o seu gato começar a apresentar comportamentos como:
- rosnados constantes;
- isolamento;
- falta de apetite;
- apatia;
- buscar um esconderijo de maneira prolongada e fora da rotina, de maneira súbita;
- recusa de alimento;
- agressividade.
Ao notar esses comportamentos é ideal procurar um veterinário. Esses sinais podem estar ligados a dor, infecções, alterações hormonais ou até estresse crônico.
Esses são sinais claros de desconfortos físicos ou emocionais e é importante marcar uma avaliação de um profissional para analisar caso a caso e passar a melhor recomendação possível para o seu amigo.
O que fazer ao notar o gato rosnando?

Se o seu gatinho está rosnando com frequência, é preciso entender o comportamento social dos felinos e respeitar o espaço dele.
Para deixar o gato mais confortável, você pode tomar algumas atitudes que ajudam a entender o comportamento e desvendar a causa do rosnado:
Mantenha a calma
Evite gritar, punir ou forçar contato com o felino. Fale com a voz suave e se afaste gradativamente.
Mantenha distância em um primeiro momento e espere que o animal se acalme antes de se aproximar para evitar acidentes.
Use reforço positivo
Os petiscos são uma ótima estratégia de lidar com o rosnado felino, e você pode utilizá-los de duas maneiras diferentes:
- Após o pet se acalmar, como uma recompensa para comportamentos calmos do gato, já que isso faz com que ele associe a presença do tutor a algo bom.
- Antes da situação de estresse, como forma de preparar o felino para situações pontuais, como visitas ao veterinário ou a chegada de um novo pet em casa.
Como evitar o rosnado de gato no dia a dia?
Para deixar o felino mais confortável, criar situações para evitar que ele rosne é importante para a melhor convivência possível com o gatinho. Manter o equilíbrio emocional do gato é a melhor forma de prevenir o rosnado.
Ambiente seguro
O enriquecimento ambiental pode ser um ótimo aliado para ajudar o gato a parar de rosnar. Afinal, um gatinho com uma boa quantidade de estímulos é um gatinho mais calmo e feliz.
Se possível, investir em arranhadores, prateleiras e brinquedos interativos é uma ótima forma de manter o seu pet livre de estresse.
A Cobasi possui diversas opções de brinquedos com enriquecimento ambiental para deixar o seu gato mais feliz. Confira!
Rotina previsível
Gatos precisam de rotina. Estabelecer um horário específico para comer, brincar e relaxar é uma ótima forma de trazer segurança e deixar o felino mais seguro com o tutor.
Situações de conflito
Se o rosnado do gato for um comportamento frequente, se possível, reveja os estímulos e a rotina da casa, para ajudar o felino a se manter mais calmo no dia a dia.
Espaços individuais
Em casas com mais de um pet é muito importante garantir que os gatos tenham seus próprios espaços como caixa de areia, comedouro e bebedouro.
Cuidados com a saúde
É primordial cuidar da saúde do seu pet. Consultas regulares e manter as vacinas em dia é muito importante para evitar desconforto físico e também evitar o gato rosnando do nada.

O rosnado de gato é uma forma de comunicação. Ele não está sendo “malcriado”, apenas expressando o que sente. Ao compreender o que está por trás do comportamento, o tutor cria um ambiente mais seguro, afetuoso e respeitoso.
Com paciência, atenção e carinho, é possível garantir uma convivência harmoniosa e cheia de amor entre você e seu gato.
O post Por que o gato rosna? Entenda o que os rosnados significam apareceu primeiro em Blog da Cobasi.

